Eventos / Events

  • Atividades do IO no âmbito dos 20 anos da RAEM/Macau

    • 25 outubro 2019
    • 11:30

    Por forma a assinalar a data dos 20 anos da transição de Macau para a Região Administrativa e Especial de Macau (vulgo RAEM) o Instituo do Oriente, em parceria com várias entidades e organismos, vai desenvolver um ciclo temático no último trimestre do ano de 2019 cujo programa divulgamos na íntegra:

    -----------------------------------------------------

    Outubro 2019

    Projecção Doc. «Macaenses em Macau: Renovando a identidade»

    Data: 25/out. 11:30h. ISCSP Anfiteatro piso -1, sala 7 (inserido na aula Nacionalismos e Identidades) sessão aberta

    Em articulação com a Unidade Curricular da Antropologia pretende-se com esta acção realçar a especificidade da comunidade macaense no actual contexto da sociedade de Macau após os 20 anos do período da transição e o modo como a mesma vai mantendo e renovando os seus traços identitários.

    O contributo desta iniciativa enquadra-se nas áreas temáticas que o IO vem desenvolvendo de forma abrangente e potencia também a matéria integrada na disciplina de Nacionalismos e Identidades ministrada aos alunos de Antropologia e Relações Internacionais.

    A sessão terá o contributo da presença de um elemento do IO, outro da UC de Antropologia e da Produtora LivreMeio para debate final sobre o tema.

     

    --------------------------------------------------------

    Novembro 2019

    Conferência temática: Falar de Macau cantando canções

    Data: 21/Nov. 17:30h. ISCSP (Sala: Anfiteatro Piso -1, sala 7) sessão aberta

    A contextualização da RAEM/Macau em termos de realidade intrínseca aos estudos elaborados pelo IO tem merecido várias abordagens e divulgações de formas distintas, a proposta agora apresentada mantem o quadro interpretativo dessa realidade mas enquadrada em parâmetros diferentes dos habituais

    Falar de Macau ao som das palavras (poemas) e canções é a proposta lançada para realçar o seu enquadramento através das narrativas poéticas que são também marcadores sociais e culturais do seu quotidiano e das suas memórias.

    Em torno de cada tema far-se-á o devido realce dos elementos que interagem na caracterização da sociedade macaense por forma proporcionar uma visão multifacetada da sua particularidade dando-lhe assim um formato e um enfoque de conferência temática.

     

    Projecção da Longa-metragem Macau/RAEM 20 anos

    Data: 29/Nov. 18:00h. Museu do Oriente (Anfiteatro Principal) Entrada Gratuita

    O espólio que marcará o futuro de Macau, em termos da sua contemporaneidade, será aquele que conseguirmos realizar hoje para que faça parte das memórias futuras, nesta linha de abordagem a LivreMeio associou-se ao Instituto do Oriente e á Fundação/Museu do Oriente, para a produção de seis documentários sobre o lema «Macau 20 anos depois»

    A intenção dos documentários realizados vão nessa linha de contributo, registar o que marcou uma época com os seus ”atores” principais, ou seja, os portugueses, os macaenses, os chineses, as instituições e as festividades de matriz lusófona que gravitam em torno da vida comum de Macau.

    A longa-metragem que agora se apresenta é a sumula dos seis documentários produzidos, sintetizando os temas abordados e permitindo uma visão global sobre as questões levantadas e os contributos registados.

     

    ---------------------------------------------------

    Dezembro 2019

    Debate sobre o Futuro da Identidade Macaense

    Data: 06/Dezembro, 18:00h. Museu do Oriente (Sala: Pequim) sessão aberta

    A proposta para a realização de um debate em torno da Identidade macaense em parceria com a Fundação/Museu do Oriente, projecta-se pela necessidade de equacionar as perspectivas do futuro da comunidade. A RPChina vai impondo mudanças e dinâmicas que se cristalizaram nestes 20 anos de existência da RAEMacau, a comunidade macaense, por sua vez, continua activa e presente e vai marcando a dimensão dos seus traços identitário pelas iniciativas e posicionamento que vai assumindo.

    A questão que podemos colocar nesta fase é precisamente a de saber qual o seu futuro nos anos vindouros. Pretende-se assim com este debate contribuir para equacionar as reflexões e os pontos de vista que a “comunidade” vai sentindo de forma a permitir uma singela estruturação que possa ser divulgada e apropriada por quem dela quiser dar continuidade.

     

    Espectáculo de Afectos: Macau 20 anos, 20 poemas 20 canções

    Data: 13/Dezembro, 18:00h. Museu do Oriente (Anfiteatro Principal) Entrada Gratuita

    Por regra os anos redondos são sempre interessantes (ou motivo) para celebrações, efemérides, comemorações e outras tantas formas de nos ir avivando a memória com um registo ao passado.

    O ano de 2019 marca os 20 anos da transição do território de Macau para a constituição da RAEM (Região Administrativa e Especial de Macau), motivo por certo de comemoração e celebração para a Republica Popular da China (RPC). Porém para nós portugueses e macaenses será também uma data a festejar fazendo ouvir a nossa voz, manifestando os nossos afectos e avivando as nossas memórias que registam os 20 anos de nossa presença, razão porque o Instituto do Oriente se associa à Fundação/Museu do Oriente para produzir este espectáculo que procura apenas celebrar Macau.

    Ler mais ...
  • Fórum "Common Goals and Ideals - 40 years of Cooperation between Portugal and China" 21/22 Maio

    • 21 maio 2019
    • 09:00

    2019 marca o 40º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China, bem como o 20º aniversário da entrega de Macau à China. 

    Em Dezembro de 2018, a assinatura de novos acordos de parceria sinalizou o início de uma nova etapa nas relações entre os dois países, tendo como pano de fundo a Iniciativa Global Faixa e Rota. 

    Reconhecendo o trabalho colaborativo realizado nas últimas quatro décadas e atentos às novas oportunidades e responsabilidades inerentes a esta nova etapa, a Universidade de Lisboa e o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, em conjunto com o Instituto Confúcio e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), uniram esforços com a Academy of International Trade and Economic Cooperation do Ministério da Economia chinês, a China Academy of Social Sciences e a Associação dos Amigos da Nova Rota da Seda (ANRS) de Portugal para organizar um Fórum nos dias 21 e 22 de maio de 2019, onde se reunirão especialistas de diferentes áreas. 

    Inspirando-se num antigo ditado chinês - "Nada pode separar as pessoas com objetivos e ideais comuns, nem mesmo montanhas e mares" – o Fórum abordará as questões atuais envolvidas nessa colaboração bilateral multifacetada.

    O Fórum contará com a representação do Instituto do Oriente, através da vogal da Direção, Professora Doutora Irene Rodrigues.

     

    A participação no Fórum é livre, sujeita a registo AQUI

    PROGRAMA

    Mais informações em: www.chinaportugal40yearsforum.com

    Ler mais ...
  • Aula Aberta: Brave New World: Debt, Industrialization and Security in China-Africa Relations

    • 15 março 2019
    • 15:00

    No dia 15 de Março de 2019, terá lugar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, no Auditório do Piso 1, pelas 15 horas, uma aula aberta intitulada “Brave New World: Debt, Industrialization and Security in China-Africa Relations” lecionada pelo Professor Christopher Alden, do departamento de Relações Internacionais da London School of Economics.

    O Professor Chris Alden é especialista em Análise de Política Externa e investigador da South African Institute of International Affairs (SAIIA). É co-diretor do Africa International Affairs Program, no Think Tank LSE Ideas e é fundador do East Asia Project, na Universidade de Witwatersrand, onde lecionou entre 1990 e 2000. Tem inúmeras obras publicadas sobre o tema das relações Sul-Sul, com especial foco nas relações China-África.

     

     

     aula Aberta Chris Alden2

    Ler mais ...
  • SEAS-MAGELLAN-TALKS

    • 06 julho 2018
    • 10:00

    O Instituto do Oriente tem a honra de convidá-lo(a) para o evento SEAS-MAGELLAN-TALKS, no qual participa na qualidade de entidade organizadora. A Conferência decorrerá entre 6 a 8 de julho em Sabrosa, no distrito de Vila Real. 

    Contamos com a sua presença.

    Mais informações no link seguinte: http://www.aiaseas.org/seas-magellan-talks/

     

     

     

             

    Ler mais ...

Daxiyangguo - Revista Portuguesa de Estudos Asiáticos

Revista de Imprensa Asiática Principais Notícias

  • sexta, 31 maio 2019 Índia

     

     

     

     

    "The BJP is buoyant in the state and it has every reason to be. The party has, for the first time, secured lead in 29 of the 87 Assembly segments covering the six Lok Sabha seats in Jammu and Kashmir. Not just that, it is optimistic about further improving its tally in the Assembly elections, and form the government in the state."

     

     

     

     

     

     

     

     

     


     

     

     


     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • sexta, 31 maio 2019 Iraque

     

     

     

    "Iraqi Prime Minister Adel Abdul Mahdi has ordered the heavily fortified Green Zone in central Baghdad to be open during Eid al-Fitr, his media office said."

     

     

     

     

     

     

     

     


     

     

     


     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • sexta, 31 maio 2019 Israel

     

     

     

    "Exactly one month after the 21st Knesset were sworn in, a majority of the Knesset voted late Wednesday to disperse themselves and initiate an unprecedented repeat election on September 17."

     

     

     

     

     

     

     

     


     

     

     


     

     

     

     

     

     

     

     

     

Ver todas