IO Cliping

  • segunda, 21 outubro 2019 15:36

    Ciclo de Conferências com o Prof. Richard Hardiman (Hebrew University of Jerusalem)

     

    Decorrerão entre Novembro e Dezembro, no ISCSP, diversas conferências com a presença do Prof. Richard Hardiman, professor da Hebrew University of Jerusalem, onde leciona sobre a China, meio-ambiente e a sociedade civil e o seu impacto no meio-ambiente mundial. Atualmente tem focado na gestão de recursos chinesa, a sua política ambiental e a sua aplicação. Pode consultar o currículo do Prof. Richard Hardiman aqui.

    As sessões serão as seguintes:

    • Aula aberta: "Impact upon climate change", dia 8 de Novembro (Sexta-Feira) pelas 15h, na sala 1 do piso 1.
    • Aula aberta: "Waste and waste management", 15 de Novembro (Sexta-Feira) pelas 15h, na sala 1 do piso 1.
    • Mesa-redonda com investigadores, 19 de Novembro (Terça-Feira) em hora a definir.
    • Seminário "Belt and Road Initiative", 6 de Dezembro (Sexta-Feira) à tarde (Esta data e hora ainda são provisórias, serão confirmadas posteriormente)

    As sessões serão abertas à presença.

     

    As informações sobre o Seminário serão atualizadas e detalhadas posteriormente.

     

    Ler mais ...
  • quinta, 19 setembro 2019 13:14

    Novo artigo no âmbito do projeto CRISEA em open access

    Os investigadores Paulo Castro Seixas, Nuno Canas Mendes e Nadine Lobner são os autores de uma recente publicação no Journal of Current Southeast Asian Affairs.

    Em “The “Readiness” of Timor-Leste: Narratives about the Admission Procedure to ASEAN”, os autores realizam uma pesquisa em 48 jornais internacionais acerca da admissão de Timor-Leste na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Os autores descobriram uma narrativa principal a partir dos dados recolhidos, reproduzida por diversos autores e situada em torno da prontidão de Timor-Leste em se tornar membro da ASEAN, apesar do atraso no processo de adesão. Deste modo, o trabalho agora publicado levanta a possibilidade de Timor-Leste desempenhar um papel de teste de identidade da ASEAN.

    O artigo encontra-se disponível online.

    Paulo Castro Seixas é Doutor em Antropologia Social e Cultural. É Professor Associado com Agregação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas, onde lidera a equipa portuguesa do projeto Competing Regional Integrations in Southeast Asia (CRISEA). Foi recentemente o coordenador da obra Ativar Cidades: Modelos de políticas de cidades, publicada na Caleidoscópio e publica frequentemente em revistas da especialidade.

    Nuno Canas Mendes é Doutor em Relações Internacionais. Investigador no projeto CRISEA, é docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e Presidente do Instituto do Oriente.

    Nadine Lobner é assistente de investigação no projeto Competing Regional Integrations In Southeast Asia, em curso no Centro de Administração e Políticas Públicas e Instituto do Oriente.

    Ler mais ...
  • quinta, 05 setembro 2019 14:16

    Sessão de lançamento do Livro "Dona Beatriz Kimpa Vita"

    Terá lugar no dia 30 de setembro às 17h30, no Chiado Clube Literário, a sessão de lançamento do livro "Dona Beatriz Kimpa Vita", da autoria do Embaixador José Duarte de Jesus, investigador do Instituto do Oriente, a que se convida a presença dos interessados.

    Ler mais ...
  • quinta, 05 setembro 2019 14:13

    Encontros de Estudos sobre a China

    Terá lugar no dia 18 de setembro às 15h, no ISCTE-IUL (Auditório Afonso Barros), o próximo evento de Encontros de Estudos sobre a China, que terá como oradora a Profª Irene Rodrigues (IO/ISCSP-ULisboa) com a comunicação “Atrair os fluxos da fortuna: rituais, consumo e reciprocidade na migração chinesa”.

     

    Convidam-se todos os interessados a participarem.

    Ler mais ...

Daxiyangguo - Revista Portuguesa de Estudos Asiáticos

Revista de Imprensa Asiática Principais Notícias

  • sexta, 31 maio 2019 Índia

     

     

     

     

    "The BJP is buoyant in the state and it has every reason to be. The party has, for the first time, secured lead in 29 of the 87 Assembly segments covering the six Lok Sabha seats in Jammu and Kashmir. Not just that, it is optimistic about further improving its tally in the Assembly elections, and form the government in the state."

     

     

     

     

     

     

     

     

     


     

     

     


     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • sexta, 31 maio 2019 Iraque

     

     

     

    "Iraqi Prime Minister Adel Abdul Mahdi has ordered the heavily fortified Green Zone in central Baghdad to be open during Eid al-Fitr, his media office said."

     

     

     

     

     

     

     

     


     

     

     


     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • sexta, 31 maio 2019 Israel

     

     

     

    "Exactly one month after the 21st Knesset were sworn in, a majority of the Knesset voted late Wednesday to disperse themselves and initiate an unprecedented repeat election on September 17."

     

     

     

     

     

     

     

     


     

     

     


     

     

     

     

     

     

     

     

     

Ver todas