IO Cliping

  • segunda, 08 julho 2019 09:31

    Instituto do Oriente presente em palestra sobre ASEAN

    Teve lugar no passado dia 4 de Julho de 2019, pelas 18h na Biblioteca da Rainha do Ministério dos Negócios Estrangeiros, uma palestra sobre a ASEAN, suas tendências e evoluções, proferida pelo Embaixador Enrique A. Manalo, organizada pelo Instituto Diplomático em cooperação com a embaixada das Filipinas e com o Instituto do Oriente.

    A mesa da palestra foi presidida pelo Embaixador Freitas Ferraz, do Insituto Diplomático e contou com a presença do Presidente do Instituto do Oriente, Prof. Doutor Nuno Canas Mendes.

    Ler mais ...
  • segunda, 08 julho 2019 08:40

    Investigador do Instituto do Oriente participa no 6th IEPAS

    Dr. Tiago André Lopes, investigador do Instituto do Oriente, apresentou uma comunicação sobre o tema "The Alien within us! Exclusive Nationalism in Tajikistan's nation-building policies", no âmbito do 6th International Conference on Eurasian Politics & Society que teve lugar na Universidade Autónoma de Lisboa nos dias 4 e 5 de Julho.

    No decurso da comunicação, Dr. Tiago André Lopes explicou o processo metodológico de construção do conceito de nacionalismo exclusivista como sendo "um tipo de grupo que começa por se excluir de todos os outros grupos circundantes", bem como deu pistas para elementos da identidade tajique pós-soviética. A importância dos Impérios Sassanida e Samanida, ou a tentativa de invocar-se o mito de Ariana no caso da construção nacional tajique.

    A comunicação do investigador do Instituto do Oriente inseriu-se no painel sobre Identity and Eurasian Politics, que contou com a moderação da Professora Doutora Ana Isabel Xavier (UAL-OBSERVARE) e no qual foram apresentadas mais quatro comunicações de investigadores de Espanha, Itália, Geórgia e Turquia, relacionadas com a temática do painel.

    Ler mais ...
  • segunda, 01 julho 2019 09:44

    Comitiva da Universidade de Guangxi visita o Instituto do Oriente

    Na sequência do protocolo assinado em 2017 com o China-ASEAN Research Institute da Universidade de Guangxi, o Instituto do Oriente recebeu uma comitiva deste instituto no dia 21 de junho de 2019. A visita teve por objetivo o estabelecimento dos termos para o início de um diálogo que prevê o desenvolvimento de projetos de investigação, para os quais a expertise do Instituto do Oriente na ligação de Macau e Timor à ASEAN é convocada.

    Ler mais ...
  • segunda, 20 maio 2019 10:07

    Instituto do Oriente representado no Colóquio "A Presença da China em Portugal no Século XXI: Principais Tendências e Desafios"

    Decorreu no passado dia 16 de maio o colóquio "A Presença da China em Portugal no Século XXI: Principais Tendências e Desafios" no ISCTE, uma organização do CIES e do Instituto do Oriente onde foram debatidos temas como a migração chinesa, os novos fluxos e os descendentes de Chineses em Portugal, a dimensão gloval da China, a BRI e a sua relação com os países de língua portuguesa como Timor e o Brasil, e a RAE de Macau como eixo de relações com Portugal e com os países de Língua Portuguesa.

    É de referir, ainda, a apresentação de painéis  de 6 investigadores do Instituto do Oriente, reafirmando a sua presença enquanto Unidade de I&D de referência no âmbito dos Estudos Asiáticos.

    Os resultados das comunicações serão reunidos num volume único, editado pelas organizadoras Sofia Gaspar e Irene Rodrigues, a ser publicado por uma editora internacional.

     

     

    Ler mais ...

Daxiyangguo - Revista Portuguesa de Estudos Asiáticos

Revista de Imprensa Asiática Principais Notícias

  • sexta, 31 maio 2019 Índia

     

     

     

     

    "The BJP is buoyant in the state and it has every reason to be. The party has, for the first time, secured lead in 29 of the 87 Assembly segments covering the six Lok Sabha seats in Jammu and Kashmir. Not just that, it is optimistic about further improving its tally in the Assembly elections, and form the government in the state."

     

     

     

     

     

     

     

     

     


     

     

     


     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • sexta, 31 maio 2019 Iraque

     

     

     

    "Iraqi Prime Minister Adel Abdul Mahdi has ordered the heavily fortified Green Zone in central Baghdad to be open during Eid al-Fitr, his media office said."

     

     

     

     

     

     

     

     


     

     

     


     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • sexta, 31 maio 2019 Israel

     

     

     

    "Exactly one month after the 21st Knesset were sworn in, a majority of the Knesset voted late Wednesday to disperse themselves and initiate an unprecedented repeat election on September 17."

     

     

     

     

     

     

     

     


     

     

     


     

     

     

     

     

     

     

     

     

Ver todas